Bem vindo ao ‘Psicologiando VastaMente’

Bem vindo ao ‘Psicologiando VastaMente’. ...um espaço que tentará desvendar o universo feminino. Aqui eu, Franm Carolina, publico posts sobre o universo feminino: suas angústias, dúvidas, coisas cotidianas, confusões que só os miolos femininos entendem, enfim, todo o blablablá feminino

Sou uma grande observadora do mundo e nada melhor do que observar o nosso mundo. O mundo das mulheres. Por isso, aqui divido com vocês, caras blogueiras e blogueiros as mais diversas situações do nosso universo feminino.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

É tristeza ou depressão?

Como diz a música: "...dias ruins todo mundo tem" e ficar triste é algo normal na vida de qualquer pessoa. Isso acontece quando perdemos um amor, quando nos decepcionamos com um “amigo”, quando não tiramos a nota que esperávamos, quando vivenciamos alguma desgraça que nos afeta ou afeta a alguém próximo,ou mesmo nas frustrações diárias bate aquele baixo astral e aí a vontade de fazer qualquer coisa simplesmente desaparece. Esse estado melancólico, às vezes dura dias, semanas ou até meses. Mas então nos perguntamos: Isso tudo é apenas tristeza ou estamos com depressão?


A depressão é um distúrbio que afeta pensamentos, humor, sentimentos, comportamento e saúde física. As pessoas costumavam pensar que era "Tudo coisa da sua cabeça", e que se você realmente tentasse, poderia "Sair dessa". Agora, os médicos sabem que a depressão não é uma fraqueza e que não é possível tratá-la sozinha - é um distúrbio médico com base biológica e química.

Às vezes, um acontecimento de uma vida estressante ativa a depressão. Outras vezes, a depressão parece ocorrer espontaneamente, sem nenhuma causa específica identificada. Independentemente de sua causa, a depressão é muito mais que um sofrimento ou a volta de alguns sentimentos...
A depressão pode acontecer apenas uma vez na vida de
 uma pessoa, porém, geralmente aparece várias vezes durante a vida, com intervalos saudáveis. Ou pode ser uma condição crônica, que requer tratamento contínuo durante toda a vida.
                                          

Os medicamentos disponíveis geralmente são seguros e eficazes, mesmo para os casos de depressão mais séria. Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas com depressão séria melhora em semanas e pode voltar às suas atividades diárias normais.

SINAIS E SINTOMAS

Os dois principais sintomas da depressão são:

Perda do interesse nas atividades diárias normais
Você perde o interesse ou o prazer nas atividades das quais gostava anteriormente. Isso se chama "anedonia".

Humor depressivo
Você se sente triste, sem ajuda ou sem esperança, e pode ter crises de choro.

Além disso, para um médico ou outro profissional de saúde diagnosticar a depressão, muitos dos seguintes sinais e sintomas também devem estar presentes na maior parte do dia:

Distúrbios do sono
Dormir muito ou ter problemas durante o sono podem ser um sinal de que você está com depressão. Levantar no meio da noite ou cedo demais e não conseguir dormir de novo é típico.

Pensamento ou concentração comprometidos
Você pode ter problemas para se concentrar ou tomar decisões e ter problemas de memória.

Perda ou ganho significante de peso
            Um aumento ou redução de apetite e ganho ou perda de peso inexplicável podem indicar a depressão.

Agitação ou diminuição dos movimentos corporais
Você pode parecer cansado, agitado, irritado e facilmente incomodado. Ou pode parecer que você está fazendo tudo em câmera lenta e responde a perguntas devagar, num tom monótono.

Fadiga
Você sente cansaço e falta de energia quase todos os dias. Você pode se sentir tão cansado de manhã quanto estava à noite, antes de dormir.

Baixa auto-estima
Você se sente inútil ou sente culpa em excesso.

Menos
interesse pelo sexo
Se você era sexualmente ativo antes de ter depressão, vai perceber uma diminuição dramática no seu nível de interesse pelas relações sexuais.

Pensamentos de morte
Você tem uma constante visão negativa de si mesmo, sua situação atual e o futuro. Pode pensar em morte ou suicídio.

A depressão também pode causar uma ampla variedade de problemas físicos, como coceira generalizada, visão embaçada, suor excessivo, boca seca, problemas gastro-intestinais (indigestão, constipação e diarréia), dor de cabeça e dor nas costas.

Crianças, adolescentes e idosos podem reagir à depressão de maneira diferente. Nestes casos, os sintomas podem ter diferentes formas ou estar mascarados por outras condições.

Em todos os casos, é fundamental a orientação de um medico e tratamento psicoterápico.


* Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica com especialização em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos.



... Bom, a intenção é deixar claro a gravidade do assunto e reforçar mais uma vez que depressão é doença e deve ser tratada como tal.
Concordo plenamente quando afirmam que essa pode ser considerada a doença do século, o que se deve principalmente ao estilo de vida que levamos. Em um ritmo "quase" insano, tendo que absorver dezenas de informações por dia. É trabalho, responsabilidades e mais responsabilidades, namoro, faculdade,  família, amigos, atividades domésticas, igreja,  decisões e mais decisões para tomar, contas a pagar, trabalhos a fazer, (blog pra atualizar kkkk )... Enfim, não há tempo para um real folga, chega uma hora que precisamos parar, quando não se faz isso, muitas vezes, nos arriscamos SIM a sofrer de males como a depressão.
E vale lembrar que a pessoa que sofre de depressão tem um duplo sofrimento, a doença em si e falta de conhecimento das pessoas, que falam que é frescura, ou mesmo que é falta de Deus. GENTE, depressão é uma doença e deve ser tratada e respeitada como tal, claro que uma pessoa voltada para Deus SEMPRE terá mais chances de cura, mas, fazem parte desta cura tambem o apoio da familia, da igreja e principalmente um acompanhamento médico especializado.


" Não pense nos momentos difíceis como o fim do mundo, e sim como mais um obstáculo a ser superado, e acredite:  é nos momentos difíceis que mais se cresce. "





7 comentários:

  1. Apenas pra dizer que ta lindo seu espeço.
    muita sorte guriaaa.
    tudo de bom.
    beijo.


    Rogerio.

    ResponderExcluir
  2. Oii Franmm ta lindo aqui..
    muito bom esse tema, todos temos dias tristes, mas depresao é caso serio mesmo...
    s2..
    Beijoo
    by:Júlia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ótimo o assunto. Infelizmente, muita gente acha que depressão é brincadeira.
    Sucesso, Beijo! ♥

    ResponderExcluir
  4. Obrigada anônimos. =)
    Obrigada minhas lindas!

    (L)

    ResponderExcluir
  5. Algo qee não levamos a sério mais na verdade nos preocupada de tal forma em alguns instantes!

    Mais é muito Bom ter pessoas qe buscam acordam alguns que pareçem não viveer e sim apenas passar pela vida!

    Muito criativo as palavaaas 0/

    Adooreii !

    Tudo de bom!
    (:

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste blog e do seu conteúdo.
    A depressão existe mesmo e está mais próxima do que se pode imaginar, não sendo nenhuma brincadeira.

    O pensamento positivo é importante e a esperança de um dia melhor é ainda mais.

    Felicidades *

    ResponderExcluir